domingo, 29 de abril de 2012

Fim de semana SLB

Mais um fim de semana a acompanhar o nosso clube.

Sábado tive a oportunidade de ver o Voleibol, onde assisti a uma brilhante e contundente vitória sobre o Sp. Espinho. Apesar de boa réplica do adversário, o Benfica conseguiu uma importante vitória por 3-1. Ao longo da época tenho assistido a vários jogos do Benfica e desde cedo percebi que dificilmente não seremos campeões. Força Benfica...este campeonato não vai fugir.

Depois do Voleibol fui ver o Hóquei onde ganhámos por 3-2 ao Física, boa vitória contra um adversário complicado. Continuamos em primeiro e vejo a equipa com garra e ambição para serem campeões. Aqui só temos um ponto de avanço do Porto, mas dependemos de nós. Força Benfica...podemos ser campeões.

Domingo de manhã resolvi ir fazer os 5km na 7ª corrida do Benfica, não faço a mínima ideia do lugar em que terminei ou do tempo que fiz, mas o importante era mesmo conseguir acabar aquilo e divertir-me juntamente com outros adeptos do meu clube.

Como se percebe não tinha estado presente na derrota do Basket frente ao Lusitânia, mas felizmente no domingo pude assistir a uma confortável vitória por 98-70, pelo que estou em crer que temos perfeitas condições de ultrapassar este adversário e estar presente na final. Força Benfica...podemos ser campeões.

Resumindo o fim de semana foi positivo considerando ainda que ganhámos nos respectivos nacionais nas categorias de juniores, juvenis e iniciados. Em juniores estamos a 2 jogos do título embora tenhamos agora uma complicada deslocação a Braga. Força Benfica...podemos ser campeões.

O futebol ainda está a decorrer, mas depois do resultado do porto, pouco importa a não ser para assegurar definitivamente o 2º lugar.

Benfica Sempre...

sábado, 28 de abril de 2012

O Benfica nunca foi o clube do regime



Muito incorrectamente o Benfica é apelidado como o clube do regime, assim e servindo-me deste mundo de informação que é a internet, filtrando e cruzando a informação que poderia ser mais dúbia deixo-vos o meu contributo.


Até 1974 data do final do Estado Novo, regime político iniciado em 1933, foram disputados 40 campeonatos nacionais. O Benfica venceu 20 deles (50% do total), contra 14 do Sporting (35%), 5 do Porto (12,5%) e 1 do Belenenses (2,5%). No entanto após a Revolução o Benfica ganhou 12 títulos (32% do total). O Porto venceu 20 títulos (54%), Boavista 1 (3%) enquanto que o Sporting, apenas 4 (meros 11%).

Os dados anteriores servem para demonstrar que apesar de o Benfica ter perdido a predominância de títulos nos últimos anos, (37,5%) dos seus campeonatos foram conquistados fora do antigo regime, contudo para o Sporting apenas (22%) ou seja 4 campeonatos, foram conquistados após 1974.

Na década de 1960, o Benfica ganhou 7 campeonatos nacionais tendo ainda disputado cinco finais da Liga dos Campeões onde venceu duas.

O hino oficial do Benfica não era a música de Luís Piçarra. O hino oficial do Benfica, composto por Bermudes, chamava-se “Avante Benfica” e foi censurado por Salazar por ser entendido como uma afronta ao seu poder.http://www.youtube.com/watch?v=HcGQSDlHzco .

Em 1954/55 O Benfica apesar de campeão não foi indicado para a Taça dos Campeões Europeus porque naquela altura os clubes eram sugeridos pelas entidades nacionais responsáveis e o Benfica, mesmo sendo campeão, foi preterido em favor do Sporting.

Em 1961/1962 o Benfica foi obrigado a disputar a final da Taça de Portugal no dia a seguir à final da taça dos clubes campeões europeus, tendo jogado com uma equipa de reserva e perdendo por 1-0 com o Vitória de Setúbal. Para quem não se recorda havíamos derrotado o Barcelona.


Podem encontrar neste link uma breve descrição sobre os ilustres senhores da foto. /http://bola7inc.wordpress.com/2012/01/02/benfica-clube-salazarista/




Este é que era o clube do Regime!!! 14 dos seus 18 campeonatos foram conquistados nesta época (78%)!!!


Desde 1982 que existe outro regime, um em que uma equipa consegue quase 80% de conquistas dos seus campeonatos nacionais.


Mas deixarei para outra altura uma apreciação mais séria a este tema.

Benfica Sempre...










sexta-feira, 27 de abril de 2012

Jorge Jesus e o futuro do Benfica

Tenho assistido principalmente nos últimos meses a uma crescente contestação ao trabalho do Jorge Jesus no Benfica.

Penso não estar equivocado se afirmar que antes da entrada do JJ no Benfica estivemos 4 anos consecutivos que nem em 2º lugar ficámos, com equipas paupérrimas, todos os fins de semana a sofrer e sem ganhar nada, a não ser a taça da liga.

Ao contrário de muitos adeptos do futebol em geral e do Benfica em particular que vivem das euforias do futebol mediante o momento, tento ver um pouco mais além.

O que atribuo ao JJ após ingresso no Benfica:

- Campeonato nacional ganho de forma brilhante, várias goleadas, jogos muito bem conseguidos.

- Valorização do plantel e respectivas vendas (Di Maria, Ramires, David Luís e Fábio Coentrão), estes 4 jogadores renderam mais de (100M€) do que todos os vendidos entre 2000 e 2008. Deveríamos ainda considerar o proveito desportivo, uma vez que estiveram na base do campeonato ganho.

- Colocar novamente o Benfica na rota da Europa, algo que para nós já nem era uma realidade, este ano chegámos aos quartos da Champions e podíamos muito bem ter atingido a meia - final.

O que também atribuo ao JJ:

- Uma teimosia inabalável, Roberto e Emerson são os maiores exemplos.

- Condição física do plantel débil a partir de Janeiro, temos vacilado no último terço da competição e se pensarmos que é nesta altura que se começa a definir o campeonato existe algo no planeamento da época que deixa a desejar.

- Alguma tendência para entrar em Mind Games que não domina, a entrada do Djaló no jogo com o Sporting deverá ter sido uma tentativa, no mínimo frustrada, de jogar com o psicológico. (Nem quero falar sequer da sua contratação).

O que quero dizer com tudo isto é que existem situações positivas e negativas nos 3 anos em que é treinador do Benfica, mas perante tamanha contestação à sua continuação, lanço a questão.

Quem deverá ser o próximo treinador do Benfica e porquê?

Este fim de semana, vamos apoiar as amadoras, infelizmente não poderei lá estar em todos, mas pelo menos no voleibol é certo.

Benfica Sempre...

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O que espero de um benfiquista

O que mais censuro nos adeptos dos nossos rivais são os sucessivos ataques ao Benfica, mesmo que não tenhamos nada a ver com assunto. Dou como exemplo os cânticos anti-SLB quando marcam um golo, ou se quiserem e como aconteceu recentemente quando recebem as suas equipas após vitórias na Europa.

Acho deplorável e não respeito os Anti-SLB, apenas porque acho que são criaturas sem identidade e personalidade.

Como tal deixo um recado à Benfica TV, que neste momento tem algumas figuras que em nada dignificam o Benfica atacando os adversários com injúrias. 

A Benfica TV deverá prestar aos benfiquistas informação sobre o clube, da sua realidade e grandeza e não, porque não faz sentido, debates que só servem para falar mal de tudo e todos.

Não me identifico com isso.

Parabéns à nossa equipa de Hóquei, boa e difícil vitória 4-3 sob o Candelária e passagem aos oitavos de final da taça. 

Parabéns à Telma Monteiro por mais uma conquista Europeia.

Benfica Sempre...