segunda-feira, 18 de junho de 2012

Democracia...mas pouco

É de uma falta de democracia gritante o que se viu na última AG do Benfica. Uma plateia constituída por cerca de 350 sócios, pronunciou-se sobre o orçamento do clube para o próximo ano desportivo/fiscal.

O curioso deste sufrágio é que desta vez não ganhou a maioria votante, uma vez que a atribuição de 50 votos a sócios com mais de 25 anos cria uma diferença de estatuto, que na minha opinião é exagerada.
Realço ainda que a atribuição do mesmo número de votos às casas do Benfica não fazem qualquer sentido e desvirtuam completamente qualquer acto eleitoral.

Finalmente podemos dizer que o Benfica é de alguém... Como sabem tenho defendido que o Benfica não é dos sócios mais antigos, dos que vão mais ao Futebol ou às Modalidades. É de todos os que pagam quotas e que desta forma contribuem para o clube.

Por esta teoria, porque não atribuir a um sócio com lugar cativo também 50 votos? Afinal de contas a sua contribuição é elevada.

Basicamente o resultado da AG em votos efectivos terá sido qualquer coisa como 200 contra, 100 a favor e 50 abstenções...em traços gerais.

Mas o escrutínio final foi bem diferente, o que me leva a concluir que quem controlar estes sócios, controla o Benfica independentemente do que façam e como façam.

Benfica Sempre...

4 comentários:

  1. Das tuas palavras deduzo que tenhas votado contra.
    O que está no orçamento que esteja errado ?
    Porque és contra o orçamento ?

    ResponderEliminar
  2. Sim.
    Não creio que esteja algo errado.
    Porque na minha opinião as despesas com as casas do Benfica não era suposto existirem.
    Estranho os valores referentes ao Bingo
    Na Comunicação estão mal explicados os aumentos de custo com pessoal, se existe uma redução, por exemplo na periodicidade da revista.

    Nada de muito significativo, mas que foi suficiente para o meu voto contra, que também podes considerar como um aviso à direcção.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. O Benfica não é uma empresa que faz franchising e os custos saiem todos do franchisado. Posso estar enganado mas os sistemas informáticos ligados à rede interna do clube correm por conta do Benfica.
    Qual o problema dos valores do Bingo ? As receitas são muito baixas ? As despesas são muito altas ?
    Os custos com o pessoal deduzo que aumentem devido à actualização da massa salarial.
    Seja como fôr, gosto que existam razões que sustentem a decisão, pois tinha ficado com a ideia que muita gente votou porque não gosta do desempenho da direcção.
    Eu também não gosto, mas se o orçamento não tem nada de errado com muito significado, acho que não se justifica o voto de protesto.
    Eu acho mais grave que um orçamento seja discutido à quinta-feira à noite, que os sócios que como eu moram a mais de 250 km de distância não possam assistir à assembleia por um sistema interno de vídeo instalado nas casas e que as decisões significativas continuem a ser tomadas por 200 ou 300 sócios, muitos dos quais com 50 votos, algo que eu tenho, mas que sou contra

    ResponderEliminar
  4. Basicamente estou de acordo com tudo o que mencionaste.
    Eu sei que as casas não actuam em sistema de franchisado, quicá uma possibilidade a estudar, embora admita a dificuldade em operacionalizar.

    As receitas do Bingo eram muito baixas, fica a duvida, se efectivamente é o valor real fruto da crise ou se ouve engenharia financeira.

    Existem diferenças com custos de pessoal muito significativos em áreas onde se verifica desinvestimento.

    De resto sim, foi também um voto contra a direcção e também concordo que está muito facilmente controlado a passagem deste tipo de actos por parte da actual direcção.

    Gostei sinceramente da tua atitude, de não mandar umas bocas sem perceber exactamente ao que me referia.

    Obrigado pela tua intervenção.

    Benfica Sempre...

    António Rodrigo

    ResponderEliminar