domingo, 22 de julho de 2012

Benfica - Alerta I

Com os jogos já realizados, começa a ser possível efectuar as primeiras considerações. Ainda assim não devemos esquecer que o período de transferências está longe de encerrar, pelo que os pontos que vou referir ainda se podem ajustar.

JJ

Parece-me que começa muito cedo a dar muito tempo a uns jogadores e quase nenhum a outros, Maxi, Javi, Luisão e Garay, já estão a jogar todos os jogos e quase os 90 minutos. Esta situação preocupa-me por dois motivos, primeiro porque em Janeiro estes rapazes estão de rastos e segundo porque fica gritante a falta de alternativas, Jardel, Miguel Victor e mesmo Roderick necessitam de mais tempo, se JJ não confia neles para jogos a feijões e de preparação então é um sinal preocupante.

GR

Sector sem problemas, Artur fará bem a posição e temos mais dois GR que podem assegurar a Taça de Portugal e a Taça da Liga. Aqui a gestão parece-me correcta.

Defesa

O que dizer??
Falta alternativa a Maxi. Se é inquestionável que Luisão e Garay são os titulares indiscutíveis para central, falta mais uma opção, todos nos lembramos o que aconteceu o ano passado. Se Jardel ou Miguel Victor são opções, então há que ir criando possibilidades de jogarem com um dos titulares, para ganharem ritmo e coesão. Continuamos sem defesa esquerdo, Luisinho e Melgarejo até podem vir a resultar, mas adaptar dois jogadores para uma posição e começar a época nestas condições, parece-me que a falta de planeamento é gritante.

Este cenário ainda se pode complicar com a saída de Garay.

Meio-campo.

Teoricamente aqui existem mais soluções, Javi (titularissimo)  e Matic são trincos de qualidade. Na posição 8 (médio box to box), Witsel (titularissimo) e Carlos Martins e/ou Bruno César podem fazer a função. Na posição 10 Aimar (titularissimo) e Carlos Martins ou Bruno César podem fazer a função, embora este último tenha demonstrado mais dificuldades de adaptação. Gaitán também poderia jogar a 10. É certo e sabido que Aimar não vai jogar 90 minutos, nem todos os jogos.

O cenário pode-se complicar com a saída, mais que certa de Witsel, neste caso talvez seja importante contratar um médio de qualidade.

Alas

Nolito, Gaitán, Ola John, Miguel Viera, Djaló, Melgarejo.

Nolito parece-me que tem condições para ser considerado dono do lugar no lado esquerdo e Gaitán o mesmo  no lado oposto. Contudo Melgarejo (se não jogar a defesa) e Ola John podem perfeitamente vir a conquistar o seu espaço. Djaló, não é jogador para o Benfica, para mim a despensa mais obvia deste plantel.


Avançados

Cardozo, Saviola, Rodrigo, Nelson Oliveira, Mora

Teoricamente para esta posição, não existem grandes problemas. Cardozo goste-se ou não do seu estilo de jogo, cumpre quase sempre e Saviola, Rodrigo e Nelson Oliveira são bons jogadores de suporte. Mora é o segundo jogador do plantel que não me parece com capacidade para jogar no Benfica. Se vendermos Cardozo e dispensarmos o Mora, será necessário ir buscar um jogador.

Feita esta análise arriscamos que a equipa que vai começar o campeonato nada tenha a ver com esta que agora vemos jogar.

Espero que os responsáveis pelo futebol do Glorioso tenham em mente este tipo de análises, sob pena de cairmos nos mesmos erros do passado recente.

Benfica Sempre...
António Rodrigo








Sem comentários:

Enviar um comentário