sexta-feira, 20 de julho de 2012

Benfica - Eleições em Outubro


Presumivelmente as eleições do Benfica irão ocorrer na primeira quinzena de Outubro, o que equivale a dizer entre a 6ª e a 7ª jornada do campeonato.

Sinceramente considero este timing patético, porque as eleições deveriam permitir tempos de actuação a nível desportivo no curto prazo. Embora considere que neste momento, muito mais do que promessas de êxito desportivo a curto prazo, deve ser analisado e considerado um programa estruturante em diferentes matérias.


Normalmente as eleições para sócios que apenas estão orientados para o plano desportivo, os nomes sonantes de jogadores e de um novo treinador, costumam ser uma parte importante na decisão do seu voto.

Coloquemos no entanto aqui alguns cenários:

O Benfica ganha as primeiras 6 jornadas: O pensamento comum será que tudo está bem e nada precisa de mudar. Resumindo: Quem está na direcção ganha facilmente empurrado pela euforia dos resultados de 6 jornadas.

O Benfica inicia muito mal o campeonato: O Pensamento comum será o de que é preciso mudar de treinador e/ou eventualmente reforçar o plantel. Resumindo: Se o primeiro pode ter resolução imediata, os jogadores já só em Janeiro.

Eu defendo que as eleições deveriam ser no final de uma época desportiva, por meados de Maio. Alguns poderão contestar com os mesmos argumentos anteriores, se formos campeões quem está na Direcção tem vantagem, se não ganharmos nada, outras listas poderão ganhar relevo.
Contudo estarão em pé de igualdade à partida, ou seja, ambos poderão apresentar um plano desportivo para a época seguinte. Já será da Direcção eleita ou reeleita a responsabilidade do planeamento dos trabalhos.

Ainda assim reforço uma ideia que já escrevi anteriormente e que essa sim deve estar na cabeça de cada sócio votante. As eleições não devem ser encaradas como a solução para a próxima época desportiva. Deve estar em causa a análise todos os anos dos que hoje governam o Benfica, 9 anos 2 campeonatos, o aumento do passivo de 80M€ para quase 500M€, a falta de democracia gritante que existe no clube, a compra e venda de jogadores ao serviço das comissões e não do clube, entre muitas outras matérias.


Assim sabendo destes problemas que anteriormente referi, gostava de ver candidatos com ideias muito claras para a resolução destes problemas. Estou convencido que se poderá conciliar a intervenção nestas áreas ao mesmo tempo que se constrói uma equipa competitiva que amanhã recupere a homogeneidade na liderança do futebol nacional.

Eu quero o Benfica o maior clube Português e uma referência mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário