quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ser Benfiquista é ter na alma a chama imensa...


Quanto mais me envolvo em assuntos relacionados com o Benfica mais constato que existem alguns de nós que fazem imensa confusão com esta história de ser Benfiquista e pertencer a um clube em que é muito difícil  definir esta relação de amor.

Já defendi anteriormente que criticar os actuais órgãos de gestão do Benfica, não é exactamente a mesma coisa que criticar o Benfica.

  • Eu posso afirmar que não concordo com a politica de compra e venda de jogadores e isto não significa que não acompanhe o clube, que vá aos jogos e que apoie a equipa.   
  • Eu posso afirmar que não gostava de ver o Emerson a jogar, mas não deixei de ir aos jogos apoiar a equipa. 
  • Eu posso afirmar que o LFV está a enterrar o Benfica ( daí o protocolo com as funerárias), mas não deixo de pagar as minhas quotas.
Mas existem sempre alguns de nós que com uma moral inabalável criticam ferozmente os outros de nós acusando-os de falso Benfiquismo. 

Será preciso repetir que o maior/melhor Benfiquista não é:

  • O sócio mais antigo
  • O que vai mais à bola
  • O que vê mais jogos
  • O que vive no Norte, no Sul ou no Estrangeiro
  • O que vai mais às modalidades
O maior/melhor Benfiquista somos todos nós e cada um por si, com diferentes interesses e níveis de envolvimento no clube.

A única diferença (para mim injusta e exagerada) entre benfiquistas é aquela criada pelos estatutos, em que define a atribuição de votos díspares, criando assim classificações de Benfiquistas de 1ª , 2ª e até 3ª classe.
Embora pense que deva existir alguma diferenciação, nunca nos moldes actuais.

A única classificação que consigo fazer é a de que existem diferentes tipos de envolvimento com o clube.

  • Temos Sócios/adeptos que acompanham a equipa esporadicamente, vêm as notícias mais importantes do clube e eventualmente fazem por estar apenas nas grandes decisões, eventualmente não vão ou nunca foram a uma assembleia do clube.
  • Temos os que acompanham as diferentes modalidades todo o ano, conhecem plantéis, dirigentes, o Estádio é claramente a 2ª casa e estão presentes em momentos importantes (assembleias e eleições).
  • Temos os que se interessam pela grandeza e rumo do Benfica, tem mais contactos, estão atentos às movimentações políticas, analisam as contas, politicas de contratações, têm uma voz activa, estão nas assembleias e eleições, tentam criar o rumo para o clube que para si seria o ideal. 
Enfim qualquer um de nós poderia ainda criar mais classificações de níveis de envolvimento e garantidamente  teria uns bons milhares a enquadrarem-se na mesma categoria. 

Eu pessoalmente acho que tenho feito um percurso do nível mais afastado da vida do clube para o mais próximo. Mas uma coisa não admito a ninguém hoje, como já não admitia no passado, acusar-me de não ser fiel ao Benfica, de não amar o Benfica, de não querer o melhor para o Benfica.

Ainda bem que existem diferenças de opiniões entre nós e que democraticamente sabemos aceitar essas diferenças, porque só assim poderemos colocar o Benfica onde queremos.

A única referência no futebol Português e uma das grandes referências do futebol no Mundo.

Viva o Benfica.

Benfica Sempre...
António Rodrigo 


Sem comentários:

Enviar um comentário