domingo, 15 de julho de 2012

Entrevista a Fernando Arrobas - Grupo da Luz



Algumas das mensagens em resposta à entrevista do Bruno Carvalho, líder do Grupo da Luz, apontavam o desconhecimento em relação ao próprio BC, mas extensível ao restante grupo. 

Como sempre me ensinaram que antes de criticar alguém, devemos ter algum conhecimento de causa, apresento-vos nesta entrevista o Fernando Arrobas. 


O Fernando Arrobas é o Coordenador da Câmara de Membros do Grupo da Luz, zelando desta forma para que todos os membros do grupo possam ter um tratamento igual e democrático.


Quem é Fernando Arrobas?

Esta é talvez uma das perguntas mais difíceis que me coloca. É, para mim, muito mais fácil falar do Benfica do que da minha pessoa. No entanto, vou tentar elucidar um pouco acerca, principalmente, do meu perfil profissional. Ora, em primeiro lugar, o meu nome, como já perceberam é Fernando Arrobas, nome igual ao meu Pai e apelido oriundo dos lados do meu Avô e das suas origens de Cabo Verde. Tenho 28 anos de idade e 28 anos de sócio do Sport Lisboa e Benfica. Relativamente ao meu grau académico, sou licenciado em Medicina Dentária e tenho Mestrado com o tema Cuidados de saúde oral em doentes transplantados: uma perspectiva holística em Medicina. Exerço prática privada de Reabilitação Oral em Lisboa e trabalho ainda na Comissão de Dissuasão da Toxicodependência, onde sou coordenador de um projeto de Medicina Oral desta população indiciada e de risco. Fui ainda Assistente de Anatomia, e depois de Cirurgia e Medicina Oral na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Representei vários cargos associativos na minha vida estudantil, de onde se destaca ter sido membro do Conselho Administrativo da Universidade de Lisboa e Presidente da Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica da Universidade de Lisboa. Neste momento, sou Vogal da 1ª Direção da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Lisboa – UL ALUMNI, à qual preside o Exmo. Professor Doutor Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente do Tribunal de Contas de Portugal.


Consegue definir-me o que é ser Benfica?

Uma metáfora da vida dentro de um campo de futebol: ser Benfica é ser livre, democrático, natural, espontâneo, humilde, nacional, vitorioso e institucionalmente deferente, tal como o meu Pai me ensinou e o Pai dele lhe ensinou a ele.


O que mais o preocupa no Benfica à presente data?

O Benfica não ser de todos.


Porquê a ligação ao Grupo da Luz?

O Grupo da Luz nasceu da vontade de privilegiar o debate e respeitar a discussão ente os benfiquistas e nele são bem-vindos e convidados a participar todos os que queiram, de forma livre, expressar-se sobre o seu clube. Isto é que deveria acontecer naturalmente no seio do Sport Lisboa e Benfica. No entanto, pelo contrário, até se evita completamente! E isso é ir contra todos os valores que fizeram do Benfica a enorme representação de pessoas que é hoje. Aqui não se permitem ofensas. Aqui, nem que seja por um momento, o Benfica é liberdade. O Benfica é de todos.


Que valor tem para si os estatutos que estão na base de criação do Grupo da Luz?

Da simples tertúlia que começou com poucos membros, o Grupo da Luz foi crescendo e mais pessoas se foram juntando. Isso é algo que acontece naturalmente num espaço que defende como valores intransigentes a universalidade, a independência e a participação democrática. Daí surgiu, inevitavelmente, uma necessidade de consolidação do Grupo, tendo para isso sido criados os seus Estatutos. Ressalvo que contemplam sobretudo a eleição, de dois em dois anos, de órgãos sociais e corpos dirigentes – Direção-Geral e Câmara de Membros -, a realização de atividades anuais obrigatórias, como jantares ou ciclos de conferências, e a manutenção do Grupo da Luz e dos seus valores ao longo do tempo.


Se pudesse implementar uma medida imediatamente no Benfica, qual seria?

Faz, neste ano de 2012, 50 anos que o Benfica foi bicampeão europeu. Assim, convém fazer duas importantes referências:

-       Maurício Vieira de Brito, primeiro Presidente vencedor da Taça dos Campeões Europeus, nunca poderia ter sido Presidente do Sport Lisboa e Benfica, com os estatutos atualmente em vigor. Fez-se sócio em 1936 e foi eleito em 1957, 21 anos depois, com 38 anos de idade. Hoje em dia, teria de ter necessariamente 25 anos de sócio efetivo e, consequentemente, 43 anos de idade pelo menos. Esta imposição estatutária é vergonhosa e é talvez o golpe mais profundo de sempre nas nossas raízes e fundações.

-       "Nem daqui a cem anos o Benfica voltará a ser campeão europeu", foi a maldição proferida por Bella Guttmann no ano de 1962, quando saiu do Benfica. Esta frase não foi casual e reza a história que lhe prometeram um busto, que nunca cumpriram, e foi essa a razão de proferir esta maldição. Assim, respondendo à pergunta: mandava fazer um busto a Bella Guttmann imediatamente !


Perguntas relâmpago:

Quem foi o melhor treinador de sempre no Benfica?

Se me é permitido, vou adicionar duas pequenas palavras à famosa frase que o grande Mário Wilson proferiu: Num Benfica A SÉRIO qualquer treinador se arrisca a ser Campeão.

Quem foi /é o melhor dirigente de sempre no Benfica?

João José Pires. Era o Presidente do Grupo Sport Benfica e foi o Primeiro Presidente do Sport Lisboa em Benfica, a partir de 13 de Setembro de 1908. Se não fosse este grande senhor e outros (Cosme Damião, Felix Bernudes e Marcolino Bragança, principalmente), o nosso clube não existiria hoje.

Qual a sua maior referência enquanto jogador no Passado?

Eu sou muito novo. Só nasci em 1984. Mas tenho várias camisolas do António Veloso, um grande capitão do Glorioso dos “meus” tempos.
A do Arsenal 1 – Benfica 3 (golos de Isaías e Kulkov), com o número 5, ainda tem marcas de relva. Ele jogou a defesa-esquerdo porque o Vítor Paneira – quem eu queria ser sempre nos jogos de futebol no recreio - jogou a defesa direito nesse jogo. Importa lembrar ainda que a dupla de centrais foram o Rui Bento e o Paulo Madeira. Serviu para ganhar ao poderoso Arsenal de Londres.. O nosso principal argumento nunca foi a qualidade mundial dos jogadores. Mas sim a mística que eles sentiam e, como nós, também não conseguiam explicar.

E no Presente?

No ano de 2010, em que o Benfica foi campeão, o meu cão veio cá para casa. Dei-lhe o nome de Cardozo, o nosso melhor marcador.

Escolha Benfica:

Estádio da Luz Antigo ou Novo?

Novo. Mas sem “ricos” na bancada central e “pobres” atrás da baliza. O Benfica tem de ser sempre igual na diversidade. No estádio antigo era assim e enchia mais vezes. Veja-se os preços dos camarotes hoje.. O Benfica desenvolve-se socialmente, não apenas empresarialmente.

Equipamento alternativo, Branco ou Preto?

Devíamos ter uma autorização especial para jogarmos de vermelho sempre! O vermelho foi escolhido porque representava as cores da alegria, da vivacidade e do entusiasmo.

1904 ou 1908?

Grupo Sport Lisboa 28 de Fevereiro de 1904. Cosme Damião 1908.

Obrigado Fernando Arrobas pelas suas respostas.

Benfica Sempre...



2 comentários:

  1. Blá blá blá,blá blá blá.
    Falas falas mas dizes muito pouco.
    Ser BENFIQUISTA é isso tudo que decoraste mas também muito mais que ainda tens que apreender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Mafarrico,

      Queira por favor elucidar-nos.

      Benfica Sempre...
      Antonio Rodrigo

      Eliminar