terça-feira, 8 de maio de 2012

Época desportiva...Futebol

Bem disse que hoje era dose dupla...

Será mais ou menos senso comum que até à jornada 18, ou seja, a 12 jornadas do fim , as coisas estavam relativamente bem encaminhadas. Inclusive entre as jornadas 13 e 18 o Glorioso obteve um goal avarage de 23-5 e começava a apresentar o futebol rolo compressor que havíamos visto 2 anos antes.

Eu talvez atribuísse os 5 golos sofridos ao facto de jogarmos sem defesa esquerdo, também nesses jogos, mas o que quero realçar são os 23 marcados, altura em que o Rodrigo marcou 5 golos e estava numa condição física invejável, tendo o Cardozo beneficiado com isso. 

Facto: o Cardozo até à 12ª jornada tinha marcado 7 golos e nas 5 jornadas seguintes marcou 6. 

 Na minha opinião foi a dinâmica da equipa com a presença do Rodrigo que acabou por beneficiar as prestações do Cardozo e consequentemente o seu maior aproveitamento nestes jogos.

Mas porque raio está ele a escrever isto tudo???

Porque foi a partir desta data (15/02) que tudo mudou. O fatídico jogo com o Zenit em que perdemos por 3-2 e o Rodrigo.

Alguns dirão que um plantel com a qualidade do Benfica não pode estar dependente da prestação de um jogador, é verdade, concordo...mas existem uma série de dinâmicas criadas em torno de um 11 base que não são fáceis de mudar, principalmente porque os jogadores não têm características iguais.

Jornada 19 - Derrota em Guimarães e redução para 2 pontos de avanço
Jornada 20 - Empate em Coimbra e empate pontual com o Porto - Roubados pela arbitragem
Jornada 21 - Derrota na Luz com o Porto - 3 pontos de atraso - Roubados pela arbitragem

Mas atenção que mesmo depois deste ciclo negro ainda podíamos ter sido campeões.

Nas Jornadas 22, 23, e 24 o Porto escorrega 2x, empates com académica e P.Ferreira, ou seja o suficiente para passarmos para a frente com 1 ponto, mas eis senão quando...empatamos em Olhão - Não querendo contestar a expulsão do Aimar, contesto a dualidade na atribuição da punição ( 2 jogos) quando comparada  com infracções similares. 

De referir que os empates de ambos na 24ª jornada em muito se prendem com o facto de terem jogado 3 dias antes para a taça da Liga, com a agravante que o Benfica voltaria a jogar 4 dias depois para a Liga dos campeões.

A verdade é que a partir daqui o Porto não mais perdeu e o Benfica que derrotou muito dificilmente mas com muita garra o Braga entregou na jornada seguinte o título ao perder em Alvalade. A derrota com o Sporting acabou por marcar o resto da temporada para o SLB, pelo resultado e pela má exibição. A arbitragem também não esteve isenta neste jogo.

Registo apenas que intercalando com estes dois jogos, tivemos a dupla jornada europeia com o Chelsea.

Acabou aqui o campeonato, 4 que são 5 pontos na prática e com o Porto a depender só de si a 3 jornadas do final é pedir milagres, querer ser campeão.

Resumindo:

Alguns erros de arbitragem, muitos jogos a jogar com menos 1 (Emerson), a perda do Rodrigo num momento crítico, a falta de rotatividade da equipa em momentos menos importantes, a não definição de prioridades na época (campeonato ou 1/2 final da Champions) são na minha opinião algumas das razões mais importantes para estar a escrever sobre o facto de mais uma vez ficarmos em 2º.

Benfica Sempre...







  

Sem comentários:

Enviar um comentário